Vendas de veículos cresce em abril e Kwid subiu para a quarta posição.
Se alguns setores da economia no país andam estagnados ou em retração, o mesmo não pode ser dito do segmento automotivo. De acordo com dados de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), abril fechou com crescimento de 10,92% nas vendas de automóveis e comerciais leves, com 221.321 unidades licenciadas. No acumulado do ano, já foram emplacadas 801.330 unidades, com crescimento de 8,71% em relação ao mesmo período do ano passado. No ranking dos mais vendidos, poucas alterações no topo da lista, com Chevrolet Onix isolado na liderança. A novidade é que o Renault Kwid foi o quarto modelo mais emplacado no mês e vai aumentando cada vez mais sua participação.
De janeiro a abril, a lista dos 10 automóveis mais emplacados traz o Chevrolet Onix em primeiro lugar absoluto, com um total de 75.130 unidades. Em seguida, aparecem Hyundai HB20 (34.738), Ford Ka (32.765), Chevrolet Prisma (27.270), Renault Kwid (23.981), Volkswagen Gol (23.330), Fiat Argo (23.073), Jeep Renegade (21.383), Volkswagen Polo (20.400) e Jeep Compass (17.884. No segmento das picapes, no acumulado do ano a Fiat Strada continua na liderança, com 22.757 unidades emplacadas, seguida pela irmã intermediária Toro (17.824), Toyota Hilux (13.092), VW Saveiro (12.045) e Chevrolet S10 (8.247).
No ranking das marcas em abril, a Chevrolet registrou um total de 37.990 unidades emplacadas de automóveis e comerciais leves, com um crescimento de 17,1%, seguida pela Volkswagen (33.132 - 14,9%) e Fiat (30.189 – 13,6%). No acumulado do ano a Chevrolet emplacou 144.395 unidades, a VW, 116.111, a Fiat, 109.006, a Renault, 70.507, e a Ford, 67.526.
O Chevrolet Onix mantém a liderança no mercado nacional há quatro anos consecutivos.
SUBCOMPACTOS Este segmento tem o Renault Kwid como líder. De janeiro a abril foram emplacadas 23.981 unidades do modelo, que na semana que vem ganhará uma versão pseudo-aventureira, a Outsider, aumentando a possibilidade de otimizar ainda mais as vendas. Depois do Kwid, o pequeno Fiat Mobi aparece com 16.576 unidades emplacadas. Estranho é ver o VW up! com apenas 3.810 unidades no ano. Muito pouco para um projeto considerado moderno e seguro, mas com preço salgado. Talvez por isso o futuro do modelo esteja sendo repensado. Em quarto lugar no segmento aparece o chinês Chery QQ, com ínfimas 834 unidades emplacadas de janeiro a abril.
Entre os modelos de entrada, o Ford Ka está na frente, com 32.764 unidades emplacadas.
DE ENTRADA No chamado segmento de modelos de entrada, o Ford Ka lidera no acumulado do ano, com 32.764 unidades emplacadas. O segundo lugar ficou com o velho e já nem tão bom VW Gol, que emplacou 23.330 unidades. Com volumes bem mais baixos, aparecem em seguida o Fiat Uno, com 6.106 unidades e o Toyota Etios, com 5.761.
O campeão de vendas Chevrolet Onix teve 75.130 unidades emplacadas no acumulado do ano.
HATCHES COMPACTOS Trata-se do segmento mais cobiçado, que há um bom tempo traz no topo da lista o Chevrolet Onix, que de janeiro a abril teve 75.130 unidades emplacadas. Em segundo lugar, vem o Hyundai HB20, com 34.738 unidades, depois o Renault Sandero, com 15.525 unidades. Os três prestes a passar por reestilização.
O Fiat Argo superou seus principais concorrentes e lidera entre os hatches compacto premium.
HATCHES COMPACTO PREMIUM Neste segmento, o Fiat Argo já alcançou o primeiro lugar, com 23.073 unidades emplacadas no acumulado do ano. O Volkswagen Polo aparece em segundo, com 20.400 unidades, e o Toyota Yaris em terceiro, com 11.947 unidades. É um segmento que reúne modelos com acabamento de melhor qualidade e lista de equipamentos mais generosa.
O segmento de hatches médios está em baixa, mas o Chevrolet Cruze Sport6 garante a liderança.
HATCHES MÉDIOS O relatório de abril da Fenabrave demonstra claramente que o segmento de hatches médios vai definhando lentamente. O modelo que mais vendeu nos quatro primeiros meses do ano foi o Chevrolet Cruze, mas, mesmo assim, foram apenas 1.899 unidades. Mas se está ruim para o Cruze hatch, o que dizer do Volkswagen Golf (826 unidades) e do Ford Focus (373 unidades).
Os sedãs de porte pequeno é liderado pelo Chevrolet Prisma, que está prestes a passar por mudanças.
SEDÃS PEQUENOS O Chevrolet Prisma, que também está prestes a ser reestilizado, é o líder deste segmento, com 27.270 unidades emplacadas de janeiro a abril. Com uma boa diferença, aparece em segundo o Ford Ka Sedan, com 14.632 unidades, e em terceiro o combalido VW Voyage, com 9.636 unidades no acumulado do ano.
O Volkswagen Virtus é o mais vendido entre os chamados sedãs compacto premium;
SEDÃS COMPACTOS Neste segmento, a Volkswagen está na frente com seu Virtus, que teve 13.246 unidades emplacadas de janeiro a abril. O modelo que mais se aproxima dele é o Toyota Yaris Sedan, com 10.525 unidades. Depois aparecem o Hyundai HB20S (9.487), Renault Logan (8.800) e o Fiat Cronos, que ainda não desencantou e somou apenas 7.379 unidades vendidas de janeiro a abril.
Líder absoluto, o Toyota Corolla reina tranquilo entre os sedãs médios.
SEDÃS MÉDIOS Mas se o assunto é sedã médio, segmento que tem concorrência acirrada, as posições no ranking permanecem as mesmas. Com crescimento nas vendas de março para abril, o Toyota Corolla permanece na liderança, com 15.988 unidades emplacadas no acumulado do ano. As vendas de Honda Civic (8.293) e Chevrolet Cruze Sedan (6.346) também cresceram de março para abril, mantendo-os na segunda e terceira posição, respectivamente. Em queda, o Volkswagen Jetta garantiu a quarta posição, com 3.856 unidades emplacadas de janeiro a abril.
O Jeep Renegade foi destaque, com 21.383 unidades emplacadas de janeiro a abril.
SUVs COMPACTOS Briga boa no segmento que cresce cada vez mais. O Jeep Renegade permanece na liderança, com 21.383 unidades emplacadas nos quatro primeiros meses do ano. Em segundo lugar aparece o Nissan Kicks, que vem aumentando sua participação no mercado, e registrou 16.604 unidades emplacadas no mesmo período. Depois, tecnicamente empatados, aparecem Honda HR-V (15.646) e Hyundai Creta (15.398). E aquele que um dia já foi o queridinho do segmento, o Ford EcoSport fechou os quatro primeiros meses do ano com 10.330 unidades emplacadas.
No segmento de SUVs médios, o Jeep Compass faz a concorrência comer poeira.
SUVs MÉDIOS Liderança absoluta do Jeep Compass, com 17.884 unidades emplacadas, seguido pelo Volkswagen Tiguan (3.296) e Chevrolet Equinox (1.735). O Toyota Hilux SW4 também é SUV médio, mas construído sobre chassi, com preço mais elevado, e mesmo assim teve 4.446 unidades emplacadas no acumulado do ano.
Há anos na liderança entre as picapes compactas, Fiat Strada já é projeto antigo, como as concorrentes.
PICAPES COMPACTAS Nenhum modelo consegue tirar a liderança da lendária Fiat Strada, que, apesar de ser um projeto antigo, fechou os quatro primeiros meses do ano com 22.729 unidades emplacadas. Ela é seguida de longe pela também antiga VW Saveiro, que computou 12.043 unidades. Em terceiro, bem atrás, a velha Chevrolet Montana registrou 4.073 unidades emplacadas.
A Fiat se deu bem ao lançar a picape intermediária Toro, que é sucesso de vendas.
PICAPES INTERMEDIÁRIAS Este curioso segmento que deu muito certo no Brasil também tem um líder absoluto, por enquanto intocável. Trata-se da picape Fiat Toro, que fechou os quatro primeiros meses do ano com 17. 824 unidades emplacadas. Seu concorrente direto é a Renault Duster Oroch, da qual foram vendidas 3.627 unidades.
Entre as picapes médias, a Toyota Hilux lidera no acumulado do ano com 13.092 unidades emplacadas.
PICAPES MÉDIAS A Toyota Hilux é a estrela deste segmento e permanece no primeiro lugar do ranking, com 13.092 unidades emplacadas de janeiro a abril. A concorrência vem em seguida, com a Chevrolet S10 (8.247), Volkswagen Amarok (6.173) e Ford Ranger (5.978).
Entre os esportivos, o Ford Mustang vendeu mais do que o dobro do Chevrolet Camaro.
ESPORTIVOS E para quem tem curiosidade sobre o volume de vendas no Brasil dos dois esportivos icônicos: Ford Mustang, 140 unidades, e Chevrolet Camaro, 58 unidades emplacadas no acumulado do ano. O “puro-sangue” chegou e atropelou seu concorrente histórico.