Vendas diretas de carros disparam em fevereiro

A participação das vendas diretas nos emplacamentos de carros em fevereiro disparou. A modalidade representou 43% dos automóveis e comerciais leves comercializados no Brasil no mês passado.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A venda direta ocorre quando o CNPJ do emissor for de uma fabricante de veículos. As demais são consideradas vendas no varejo.
As vendas diretas podem ser originadas de negócios realizados diretamente entre as fabricantes e grandes clientes, geralmente frotistas e locadoras de veículos. Há ainda as feitas nas concessionárias, para grupos como taxistas e pessoas com necessidades especiais (PCD).
Em todos os casos, geralmente há bons descontos, e menos lucro para as fábricas (exceto quando o benefício é concedido pelo governo, por meio de isenção de impostos). Em contrapartida, a venda direta gera mais giro nos estoques.
Já as vendas no varejo são para o consumidor comum, geralmente sem grandes descontos ou condições especiais semelhantes às oferecidas a grandes clientes e grupos específicos.